Grandes Gênios da Ciência: Nicolau Copérnico

Filed under: by: André Haiske


Nicolau Copérnico, nascido em Torún em 19 de fevereiro de 1473, falecido em Frauenburgo em 24 de maio de 1543, foi um brilhante astrónomo, matemático, astrólogo e médico. Graças a seus estudos sobre o heliocentrismo começou a astronomia moderna.
Depois da morte de seus pais, Copérnico foi viver com seu tio que era um Bispo e aos 19 anos entra na Universidade de Cracóvia onde ela era conhecida pela astronomia, filosofia e matemática.
Quando recusa ser nomeado um cônego, ele parte para Itália estudar medicina e direito. Em 1530 termina sua obra conhecida por revolutionibus orbium coelestium ("Da revolução de esferas celestes"), onde ele escreve sobre as suas idéias sobre o sistema heliocêntrio ou seja, o sobre o Sol estar no centro do Universo e que tudo estaria girando ao redor do Sol e não da Terra.
Com medo de ser condenado por heresia conta que Copérnico faleceu uma hora depois de por as mãos no primeiro exemplar de seu livro. Graças à sua obra a ciência em geral começou a mudar, e com seu conhecimento outros gênios como Galileu, Kepler e Newton puderam comprovar a teoria de Copérnico e puderam se lançar para as suas própias descobertas.
Nosso próximo Gênio será: Kepler